casar com graca
Etiqueta

Presentes de Casamento!

Como é suposto que o casamento seja uma festa única, também os presentes que são dados na ocasião o refletem. Devem portanto ser de qualidade mas também, claro, úteis para a nova casa que passa a existir.

Começa por haver uma troca de presentes pessoais entre os pais e os noivos. Assim, é habitual que os pais do noivo ofereçam uma joia á futura nora e que os pais da noiva ofereçam ao noivo,  um relógio ou uns botões de punho, por exemplo, embora também possa ser alguma coisa para a casa.

Já os convidados não tem que usar muita imaginação dado que, há décadas, foram inventadas as listas de casamento nas quais os noivos colocam o que lhes vai fazer falta na sua casa – cada vez mais até em parcelas dos sofás da sala, do frigorífico ou da viagem da lua-de-mel.

O habitual é dar o presente antes do casamento mas as listas ficam ainda abertas algum tempo depois para os retardatários. Levar o presente para o casamento é que é pouco apropriado porque vai obrigar alguém a recebê-lo e guardá-lo quando lhe apeteceria certamente muito mais estar concentrado na cerimónia e na festa.

E atualmente já nem é preciso ir á loja, onde se deixava um cartão de visita em que se escrevia á mão umas frases simpáticas dedicadas aos noivos. Tudo se passa agora usando a lista que os noivos colocam na net para nosso indiscutível maior conforto. Comodidade aliás particularmente oportuna para os convidados que não possam ir ao casamento. É que, mesmo nesse caso, devem dar um presente.

Mas os cartões de visita continuam para os noivos. O correto é que, quando voltam da lua-de-mel, agradeçam por escrito os presentes que receberam, acrescentando que oferecem a sua casa. Fazem-no em cartões já com o nome dos dois impresso, estando o da senhora antes do nome do marido.

 

Write a comment